Pessoas Especiais

terça-feira, 17 de maio de 2011

Crista de Galo

http://lucia1000.blogspot.com.br/search/label/crista%20de%20galo

Celosia - Crista de galo

Nome científico: Celosia argentea var. cristata


 Nome popular: Crista de galo
 Origem: regiões tropicais.
 Planta herbácea de ciclo anual com 40 a 60 cm de altura.
 Planta de porte arredondado com inflorescências de diversas cores, diversas formas e tamanhos. 
Folhas alternas, simples e pouco pecioladas, de forma oval-lanceolada e apresentando nervuras bastante visiveis.
Apresenta uma inflorescência bastante grande e muito decorativa, com flores de cor branca, laranja, amarela, rosa, vermelho e roxo.

 Floração: Verão. O seu cultivo deve-se efectuar só quando as temperaturas nocturnas estão acima dos 15º C.
 
No jardim esta planta deve ser colocada em posição soalheira, onde possa apanhar o máximo de horas de sol. Como planta tropical não resiste ao frio (menos de 5º C).

 Pode ser cultivada em vaso como planta de interior, devendo ser colocada na janela onde haja mais sol.
 Esta planta exige terrenos bem drenados.
 As cristas de galo obtêm-se a partir de semente, semeadas na Primavera. A germinação é algo lenta podendo demorar até 6 semanas a germinar, dependendo da temperatura.

Características

Esta planta florífera que também é conhecida como Celósia cristata é uma herbácea nativa da região tropical da América que tem por principal característica apresentar flores volumosas e retorcidas de cores fortes, como o vermelho, roxo e amarelo.
Devido a esta aparência peculiar de suas flores, a crista de galo é bastante utilizada no paisagismo, dando uma aparência diferenciada nos jardins e jardineiras.

Cultivo

Onde e Como Plantar
Esta é uma planta de grande resistência ao sol, não apresentando problemas quanto a queimaduras em suas folhas e flores, assim sendo, aconselha-se o plantio em local bem ensolarado, para que a planta faça muita fotossíntese e cresça forte.
Desaconselha-se o plantio desta planta em locais muito frios, uma vez que o frio atrapalha sua floração, porem ela dificilmente morre durante os invernos, voltando a florescer no verão.
Quanto ao solo, prepare-o de forma a ficar rico em nutrientes, adicionando bastante adubo orgânico antes do plantio.
Para realizar o plantio geralmente utiliza-se mudas compradas prontas ou saquinhos de sementes enterradas a poucos centímetros de profundidade. Após você já ter algumas destas plantas, obter novas sementes é bem fácil, uma vez que ela produz várias centenas após cada floração.

Como Cuidar

Lembre-se de irrigar sua planta de forma periódica para manter sempre o solo umedecido, porém sem exageros, uma vez que o excesso d’água pode favorecer a proliferação de doenças nas plantas. Reforce a adubação sempre antes das primaveras e realize podas de limpeza sempre que a planta encontrar-se coberta por flores ou ramos mortos.

Nenhum comentário: