Pessoas Especiais

domingo, 13 de março de 2011

Flor-de-cera (Hoya carnosa)




Estava a procura desta forma de cultivo para mim,

então como achei fácil,

estou colocando aqui. 
Bjs






. Hoya flor de cera






A Flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.

Dicas de cultivo:
A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura:
2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.

Necessita de meia sombra, o sol forte queima suas folhas. 
Tutores, fios de arame e treliças são necessárias para suportar seus ramos, podendo ser cultivada em solo de canteiro junto a muros ou mesmo em vasos. 

Prepare o solo com uma mistura rica em matéria orgânica, como composto de folhas e húmus de minhoca, colocando na cova de plantio o adubo granulado formulação NPK 10-10-10.
No fundo da cova não esqueça de colocar areia para garantir boa drenagem. 
A adubação de cobertura poderá ser feita uma vez por ano, no inverno, antes que inicie sua florada. 

As regas deverão ser regulares no verão e quase suspensas no inverno. 
Locais protegidos de ventos e do frio são os melhores para cultivo, pois a flor-de-cera não tolera temperaturas muito baixas.

Para fazer a propagação da espécie, utilize ramos com folhas, pois as gemas têm capacidade de enraizamento fácil. 
Por vezes ao tocar as folhas no solo estes enraízam. Aproveite a ocasião para fazer as mudas, mas aguarde a planta não estar com flores, evitando um stress muito grande.


Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.

Regas:
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva".

Adubação:
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dis durante a primavera e na época de floração.

Como evitar e tratar problemas:
Providencie um local com mais umidade no ambinete.

Folhas secas e com manchas: indicam ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água.
Manchas escuras nas folhas: geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataques de fungos.

Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

Quando a planta não floresce: Pode ser por luminosidade insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

Folhas amarelas com pontos pretos:
- Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada;
- Excesso de sol. Mude a planta de lugar;
- Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boa adubação para a planta.

Fonte: Guia Plantebem

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Continuação......


Flor-de-cera
(Hoya carnosa)
A flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.

Dicas de cultivo:A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia.

Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.

Regas:
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva".

Adubação:
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.



                                                                               
Como evitar e tratar problemas

Folhas secas e com manchas:
Indica ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água. Providencie um local com mais umidade no ambiente.

Manchas escuras nas folhas: Geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataque de fungos.

Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

A planta não floresce:
Por luminosidades insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

Folhas amarelas com pontos pretos:
* Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada.
* Excesso de sol direto. Mude a planta de lugar.
* Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boas adubação para a planta.

Cuidados:A flor-de-cera já foi muito usada em decoração de varandas e pátios. 
Procure um viveirista para conseguir espécies bem formadas, com brotos e flores.

 Observação

 Folhas amareladas resultam de excesso de água. 
 Deixe o composto secar um pouco e passe a regar menos.
 Forneça bastante luminosidade ao exemplar, mas proteja-o do sol direto e nunca pulverize água na parte mais quente do dia.
 Folhas murchas, que caem, devem-se a regas inadequadas: mantenha o solo sempre úmido.
 Combata as cochonilhas lanuginosas com um pincel embebido em partes iguais de água e álcool.
 Para um arranjo atraente, conduza os ramos da planta por um arco de arame, enrolando-os com cuidado. Mantenha os ramos em posição amarrando barbante macio a sua volta, de maneira frouxa. 


8 comentários:

felicidaderesende disse...

minha planta de cera está com uns bichinhos amarelos por todo o caulr que fazer?agradecia que me indicassem,pois está muito grande mas não floresce

Vera Arteira disse...

Olá, seja bem vinda.
Use oléo de neen, completamente natural.
Encontrado em lojas do produtor e agricultura.
Bjks e boa sorte

Poliana Dutra disse...

olá, amei a flor de cêra!
onde posso comprar uma muda?
abraços,
Poliana.

Vera Arteira disse...

Poliana ...
teria algum email seu para enviar os endereços, bjks e obrigada pela visita

*..*

THACY PERFUMARIA disse...

Ola. Tem alguma dica de como cuidar bem da flor de cera? A minha esta toda manchada e as folhas estão nascendo tortas e comidas. Obrigada

Vera Arteira disse...

Thacy ... você esta regando muito?
Ela se encontra em local úmido?
Acompanhe, no texto, em cuidados.

Silvia Molina disse...

ola quero fazer muda da minha flor de cera mas tenho medo , poderia fazer um passo a passo com fotos , sou leiga no assunto. Obrigada

Vera Arteira disse...

Olá boa tarde. Interessados em mudas, procurem minha amiga Fábia, diga que é indicação de Vera Arteira
#veraarteira
fabia_homotiuk@hotmail.com